segunda-feira, 23 de abril de 2007

Crónica de uma derrota anunciada !




25 de Abril de 1974

.


6/8 Os da fotografia


Perante as câmaras da televisão, cerca da 1h30 da madrugada do dia 26, apresenta-se ao povo português a Junta de Salvação Nacional (JSN), presidida pelo general Spinola, e composta pelo general Costa Gomes, brigadeiro Jaime Silvério Marques, capitão-mar-e-guerra Pinheiro de Azevedo, capitão de fragata Rosa Coutinho, coronel Galvão de Melo (na reserva) e general Diogo Neto (ainda em Moçambique).
Palavras de circunstância do general Spinola que lê uma declaração ao país na qual se inserem as grandes linhas do “famoso” Programa do “movimento”, mas que, quando disse “Garantir a sobrevivência da Nação Soberana no seu todo pluricontinental”, provocou seguramente uma gastrite no “camarada” Costa Gomes e um sorriso maquiavélico ao “camarada-chefe” Cunhal !

Na rua continuava a desestabilização e a prepotência dos arruaceiros do partido comunista e outros democratas da chamada extrema-esquerda. Como sempre, para as actuações mais provocatórias e “sujas”, o partido comunista enviava os seus mandaretes cobertos pelas siglas mais estapafúrdias : PRP, FPLN, LCI, LUAR, enquanto a ambaixada norte-americana juntava à confusão o MRPP, que ficou conhecido como o "movimento dos rapazes que pintam paredes", em que já se distinguia o futuro presidente da União Europeia, Durão Barroso. A CIA trabalha a longo prazo…

Residências particulares assaltadas, Empresas ocupadas, automóveis com os vidros estilhaçados, pessoas insultadas e até agredidas, … tudo eram actos revolucionários e, portanto, perfeitamente legítimados na "democracia" que despontava.
Esta instabilidade inseria-se na estratégia de, como os ilusionistas, chamar a atenção para uma mão enquanto preparam o truque com a outra.
Os assaltos premeditados às sedes da Mocidade Portuguesa (MP), Legião Portuguesa (LP), PIDE/DGS, ANP, etc, etc … inseriam-se na estratégia comunista de obter informações potencialmente úteis e destruir documentos provavelmente comprometedores.

Assim :
* os arquivos da PIDE, através do presidente do “Serviço de Coordenação de Extinção da PIDE/DGS e LP”, sr. Otelo Saraiva de Carvalho, capitão em Abril e brigadeiro em Outubro do mesmo ano, foram parar às salas de segurança do partido comunista ;

* os arquivos da Mocidade Portuguesa foram queimados e destruidos pelas hostes comunistas dos “camaradas” Pereira de Moura e José Tengarrinha.

Porquê esta diferença de tratamento à documentação “fascista” ?
A documentação da PIDE/DGS e da LP era estratégica e continha muita informação sobre comunistas e não comunistas que ainda poderia ser útil ao “aparelho” do partido, quanto mais não seja, para chantagear algum politico, empresário ou jornalista ;
A documentação da MP continha muitas fotografias, e muitos dos “camaradas” de turno não apreciariam que, alguma vez, fossem divulgadas fotografias suas, da época em que, cantando o “Lá vamos cantando e rindo …”, desfilavam perante Salazar, saudando-o de braço erguido !
A pesar de alguns dissabores, os comunistas nunca perderam o controlo da situação e os agentes da KGB infiltrados nas Forças Armadas, tais como os comandantes de marinha Correia Jesuino e Abrantes Serra e o capitão Costa Martins, procediam à sua missão de desestabilização e sabotagem.

O sr. Otelo era, antes do 25 de Abril, e segundo a opinião de colegas, um presunçoso capitão que lutava … por um aumento salarial.
Esse “inocente útil”, no sentido comunista do termo, acabou por cair na teia duma aranha chamada Abrantes Serra, com particular ligação à DGI cubana (serviços de espionagem cubanos), que se encarregará de o transformar num "bom revolucionário".
Tentem imaginar como se sentiu o "camarada Otelo" quando lhe disseram que a música por ele escolhida seria o sinal para iniciar a "revolução" (!) !!!
Os mentores da "golpada" sabiam muito bem que se chamassem inteligente ao sr. Otelo Saraiva de Carvalho … ele acreditaria !
Mas, não era o único : na RTP foi colocado um gestor (?) militar, um tal Ramalho Eanes, especializado em educação fisica (não riam), e que foi um bom e obediente funcionário.

Entretanto a Junta de Salvação Nacional (JSN) lá vai emitindo decretos que, apesar dos apelos à moderação de Spinola :
* exoneram, dissolvem, amnistiam e saneam o que é contrário à sua conveniência política ;
* por outro lado também concretizam algo : para os que a necessitam, a auto-promoção a vice-almirantes e generais de quatro estrelas, dando origem à famosa geração dos "generais de aviário" !

A vida empresarial é uma autêntica odisseia ; o empresário, ao chegar cada manhã ao seu local de trabalho, nunca sabe o que vai encontrar. Por vezes, os "comités de trabalhadores", e outras invenções do género, pura e simplesmente não lhe dão acesso às instalações que são consideradas em “auto-gestão” ! Como não há lei que o defenda, resta ao empresário, por antonomásia “fascista”, emigrar ou fechar-se em casa vendo como, na empresa que construiu e que dá meios de subsistência a muitas familias, meia dúzia de “democratas-insurrectos” conduzem os outros papalvos á dilapidação progressiva dos meios de produção.

No ensino é o forrobodó total ! Depois das infelizes, e até que ponto inocentes (?) decisões do ministro Veiga Simão ( ainda no tempo de Caetano ) a situação era de autêntica paranóia, atingindo o auge com as aprovações por... decisão administrativa.
Depois da geração dos "generais de aviário", era agora a vez da geração dos "licenciados por decreto" !

Após a tomada de posse do 1º Governo provisório, o já Presidente da República, general Spínola, começa a constatar (demorou !) que o queriam mais para adorno que para executivo.
Na realidade, o “movimento golpista” ( agora "Movimento das Forças Armadas" ou MFA ) era controlado pelo núcleo duro dos militantes e simpatizantes da "ordem marxista".

Sem comentários: