sexta-feira, 9 de março de 2007

Recordar...




Mircea Eliade


"Ser livre significa, antes de tudo, ser responsável de si mesmo"
Mircea Eliade - Fragmentarium

Nasce em Bucareste a 9 de Março de 1907.

Antropólogo, historiador e romancista, homem de uma extraordinária cultura e poliglota de excepção (falava e escrevia correntemente oito linguas : romeno, francês, alemão, italiano, inglês, hebreu, persa e sanskrito), dedicou-se essencialmente à compreensão do fenómeno religioso.

Aos 14 anos publica o seu primeiro romance, um conto fantástico intitulado "Como descobri a pedra filosofal" !

Simpatizante da organização nacionalista "Guarda de Ferro" (Garda de Fier), em 1927 distingue-se como um dos responsáveis da "Jovem Geração Romena" e colabora na revista "Vremea" e no jornal "Cuvintul", contribuindo para a fundamentação filosófica do "Movimento Legionário" de Codreanu.
Combate o "iluminismo", a "franco-maçonaria", a "democracia de importação" e o "bolchevismo", afirmando-se partidário da "insurreição étnica".
Quando os "Camisas Verdes" de Ion Antonescu conseguem o poder politico na Roménia, Eliade é nomeado (1940) delegado cultural na embaixada romena em Londres, onde é submetido a apertada vigilância dos serviços secretos ingleses.
Em 1941, é nomeado para a embaixada em Lisboa, onde redige um livro de apoio à politica de Salazar.

Chegado a França em Setembro de 1945, Eliade lecciona em Paris um curso livre na "Escola de Altos Estudos" e publica em 1949 (em francês) o "Mythe de l'éternel retour", um trabalho que é referência.

A partir de 1957 é nomeado professor à Universidade de Chicago, onde se ocupa da História da Religiosidade.

Em 1974, publica o inicio da "Histoire des croyances et des idées religieuses" que consistirá em três volumes publicados num periodo de dez anos.
É eleito para a Academia da lingua e da literatura francesas em 20 de Setembro de 1975.

Postumamente (morre a 23 Avril de 1986) são publicados dois livros de memórias ("Les Promesses de l'équinoxe" e "Les Moissons du solstice").

Uma vida dedicada à compreensão do sentido de sagrado, aquele que se desenvolve no inconsciente colectivo através da linguagem dos mitos e da palavra.

"O que é a capacidade de aprender, senão um aspecto da eternidade ?"
Mircea Eliade - Fragmentarium

5 comentários:

Anónimo disse...

hello
rendez vous sur jewisherritage
a bientot

Anónimo disse...

En Bessarabie les hordes rouges ont violés meme fillettes de 10 ans; 400.000 innocents roumains massacres et deportes par les bolcheviks, au delá de Bug........

Anónimo disse...

Merveilleuse Lusitanie (M. Eliade dixit)

Anónimo disse...

J´aime le Portugal avec passion (Mircea Eliade dixit)

Anónimo disse...

Mircea Eliade, Mefistofeles y androgino, Madrid, Guadarrama, 1962