domingo, 25 de março de 2007

Os turcos na Europa






A independência grega !


Incluida no Imperio Romano de Oriente, ou Império de Constantinopla (Bizâncio), a cultura grega iniciou um processo de decomposição que se foi acentuado com imperadores como o cristão Teodósio 1º que proibe os seculares Jogos Olimpicos porque… eram pagãos !

O próprio Imperio vai-se desconcertando e, em 1453, a capital Constantinopla (Bizâncio) é tomada pelos turcos do Império Otomano ; Atenas cai em 1458, o Peloponeso em 1460 e o efeito dominó só termina em 1670 com a rendição de Creta.

Perante a bestialidade dos turcos, os gregos fogem para as montanhas.
Uma canção popular da época diz : "Melhor viver perto das feras do que perto dos turcos" !

A Grécia e os outros paises balcânicos são reunidos pelos turcos numa unidade administrativa ("Eyalet") denominada "Rumeli" (que significa "terra dos romanos"), também conhecida como "Turquia da Europa", governada por um "Beylerbeyi" ("Bey of Beys", "Senhor dos Senhores") residente em Sófia (Bulgaria).

Mas, os excessos cometidos pelos turcos e a sua compulsiva atitude em tornar tudo muçulmano, foi fundamentando um contexto que permitiu o desenvolvimento de um nacionalismo cada vez mais revendicativo.
E a 25 de Março de 1821 inicia-se a guerra de libertação da Grécia !
Os turcos reagem, como habitualmente, com massacres a que os gregos, progressivamente, vão respondendo com acções similares.
A violencia é total !

Em Janeiro de 1822, uma assembleia reunida em Epidauro proclama a independência da Grécia… o que resulta em mais massacres e violências de todos os géneros provocadas pelos turcos.
Porém, pouco a pouco, os gregos vão conseguindo a internacionalização da sua luta e, além dos voluntários que acorrem de toda a Europa, conseguem o apoio ("discreto") da França, Grã-Bretanha e Rússia.
A 20 de Outubro de 1827, um encontro fortuito na baía de Navarin (a oeste do Peloponeso), entre a esquadra turca e a esquadra franco-anglo-russa, origina a derrota total dos turcos e determina uma etapa decisiva na luta para a independência da Grécia.

A partir desse acontecimento, a França realiza uma expedição ao Peloponeso e, nesse mesmo ano (1828) a Rússia declara guerra aos turcos.
A Conferência de Londres em 1830, que reune os representantes britânicos, russos e franceses, afirma a independência da Grécia, com a aceitação da Prússia e da Áustria.

E agora, graças aos mentecaptos, corruptos e cobardes que têm o controlo da Europa, cá temos outra vez os turcos a bater à porta !

O subversivo "croissant"
Durante o cerco a Viena pelos turcos (1683), estes decidiram fazer um túnel que os levasse dentro da cidade. Para manter o segredo, somente escavavam pela madrugada !
Porém, os padeiros, trabalhando pela noite, detectaram a manobra e alertaram a população que impediu o propósito turco.
Para imortalizar essa vitória, os padeiros vienenses confeccionaram um pequeno bolo numa forma que lembra o "crescente lunar" da bandeira turca. E assim se fez famoso o "hörnchen" ou "croissant" !
Mas, o mais interessante, revoltante ou ultrajante, é o que publica o "guesswho.blog.lemonde.fr" :
"Está em estudo, em Bruxelas (UE) uma lei que interditará a forma de "croissant" no fabrico de bolos, como sinal de respeito pelas liberdades religiosas…", dos turcos obviamente.

4 comentários:

Anónimo disse...

A Lawrence de Arabia (Peter O´Toole en la cinta de David Lean, 1962), el jefe militar turco, impresionado por la blancura de la piel del inglés, se le aproximó "por la retaguardia"........Como diría el gran Jaime Campmany (tomar por retambunfa......)........¿Delicias Turcas?

Anónimo disse...

Fe de erratas: es "retambufa"

Anónimo disse...

The decadent Turkish Bey (José Ferrer) brutalize Lawrence

Anónimo disse...

El Rey Francés Luis XIV, llamado El Moro, por su amistad con los Turcos