terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Servidão Voluntária






No limiar
do
insuportável


Até quando ?


Hoje mesmo (20.02.2007) publicou o Publico uma série de dados sobre a situação económica e social deste "jardim à beira-mar plantado" !

Portugal é um dos países da União Europeia (UE) onde o risco de pobreza é mais elevado, sobretudo entre as pessoas que trabalham… tem o pior resultado da UE no indicador dos trabalhadores pobres, o que significa que o salário não protege contra a precariedade !

-> 14 por cento dos portugueses, com emprego, vivem abaixo do limiar de pobreza, contra 8 por cento no conjunto dos Vinte e Sete.

Para a Comissão, o risco de pobreza é agravado com o aumento do desemprego - que subiu em Portugal de 4 por cento da população activa 7,6 por cento.

Impactante é igualmente a elevada taxa de abandono escolar e o baixo nível de escolaridade dos jovens, dois indicadores em que Portugal está "muito abaixo da média da UE".

… o envelhecimento da população é mais rápido em Portugal que em muitos outros Estados e os custos com a saúde são dos mais elevados…

Por outro lado, e para completar o que o regime do 25 de Abril fez deste país, o senhor José Silva Peneda (eurodeputado), antigo ministro do actual presidente Cavaco Silva, publicou no JN de ontem (19/02/2007) um comentário sobre a situação económica do Norte.

Entre outras coisas, diz o senhor Silva Peneda :

“Os últimos dados acabados de publicar pelo INE são claros.
O Norte é a região onde a economia menos cresce e onde o desemprego mais aumenta. No final do ano passado, o Norte atingiu o valor mais alto de que há memória da taxa de desemprego, 9,7% …
(…)
Em primeiro lugar, há que reconhecer que o Norte não está em condições de competir.
(…)
O problema é, assim, de saber se o objectivo é voltar a tornar o Norte competitivo ou, como alternativa, deixar andar.
A questão é, por isso, política.
Estou convencido de que se o Norte tivesse meios para poder resolver e decidir coisas que Lisboa não tem tempo, sequer para perceber, tudo seria diferente.
Hoje, já não acredito que Lisboa, qualquer que seja o Governo, possa apresentar soluções para um problema
(…)
Basta ver os grandes investimentos públicos listados na página 102 do QREN, a submeter a Bruxelas até 2013, que totalizam um investimento de mais de 13 mil milhões de euros.

Ao Norte apenas caberá 4,6% desse montante, ou seja, cerca de 600 milhões euros, que serão distribuídos por três projectos IP4 Vila Real-Quintanilha, plataforma logística de Leixões e IC 35 - Penafiel Entre-os-Rios!
São estes e só estes os três grandes projectos a realizar no Norte do país nos próximos sete anos.

A grande fatia vai, claro, para o aeroporto da OTA e para o TGV!
Só estes dois vão absorver 87,6% dos investimentos previstos para os grandes planos nos próximos sete anos!
--

É dificil comentar os números revelados por Silva Peneda… invade-nos a cólera por semelhante desfaçatez de um bando de desprezíveis que campeia lá para os lados do Terreiro do Paço, o mesmo Terreiro onde certo dia de Dezembro um João de Bragança defenestrou um lacaio do regime de então !
Mas, o povo, entre um jogo de futebol e uma telenovela, e tal como lhe sugere o abade da freguesia, lá vai dando a face a quem o esbofeteia.

Até quando ?

1 comentário:

Anónimo disse...

Dr. Napoleón Sánchez, medicina de calidad a precios convidativos