terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Cantinho da História


13 de Fevereiro de 1945

Assim foi Dresden "libertada"

Com a Alemanha praticamente derrotada, a menos de três meses do final da guerra, ocupada pelos "exércitos aliados", as forças militares da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos decidiram, por decisão politica dos respectivos governos (ou de quem os controlava), um acto de vingança biblica (1) !
E essa vingança vai cair sobre a cidade de Dresden, capital do "lander" da Saxónia, uma cidade de 700.000 habitantes, reconhecida pelos próprios "aliados" como "zona desmilitarizada", e com uma população acrescida de mais de 500.000 refugiados que pretendiam evitar ser "libertadas" pelo exército soviético que se encontrava a cerca de 25 quilómetros da cidade.

Dresden, assente nas duas margens do rio Elba, considerada das mais belas cidades da Europa, uma jóia da arquitectura barroca conhecida como a "Florença do Elba", vai sofrer na noite de 13 para 14 de Fevereiro de 1945 um bárbaro ataque executado em três vagas por cerca de um milhar de bombardeiros que lançam mais de 700.000 bombas, cerca de 10.000 toneladas de explosivos…

Não visando complexos militares ou industriais, inexistentes na cidade, as bombas lançadas eram essencialmente anti-pessoal : de fragmentação, incendiárias e, pela primeira vez na guerra, de fósforo branco que, num raio de 150 metros, queimava os corpos até aos ossos.
Para maior eficiência, aviões mais ligeiros metrallhavam as pessoas que procuravam abandonar a cidade, convertida num imenso braseiro.

Cerca de 300.000 mil mortos (2), mais que Hiroshima e Nagasaki reunidos, dos quais somente cerca de 25.000 poderam ser identificados !

No dia 15 de Fevereiro de 1945, um imenso campo de morte e ruinas era o que restava de Dresden, destruida a mais de 60%…
----
(1) livro de Ezekhiel 25:17
"e exercerei sobre eles grandes vinganças, castigando-os ferozmente, e eles saberão que eu sou o Eterno quando lhes fizer sentir a minha vingança".
(2) 250.000, segundo o dicionário Le Robert (ed. de 1980)


++++++++++++++++

13 Fevereiro de 1912

China : o fim do Império
Abdica Puyi, o último soberano da dinastia Qing, que governa a China desde 1664.
Termina o multi-secular regime Imperial e instaura-se a República dirigida por Sun Yat-sen, que já dirigia um governo rebelde com capital em Nankin.

++++++++++++++++

13 Fevereiro de 1668

Portugal recupera formalmente a Independência
Filipe IV de Espanha (III de Portugal) dá por finalizada a guerra que opõe a Espanha a Portugal e reconhece a independência deste reino que, após ter sido anexado em 1580, luta abertamente pela sua independência desde o "golpe de palácio" de D. João IV, em 1 de Dezembro de 1640.

2 comentários:

Anónimo disse...

Carrascos ruivos do Tamisa (Fialho de Almeida)

Anónimo disse...

Arthur Bombardeiro Harris