sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Cantinho da História


Vimara Peres
1º Conde de Portucale

Desde a segunda metade do século VI (antes da invasão muçulmana da Península), o burgo de "Portvcale Castrvm" (Porto) era já a sede da diocese Portucalense, província da Galaecia, tendo por metropolita o bispo de Braga.
Após a invasão, a diocese não sobreviveu, tendo sido apenas restaurada após a reconquista do burgo em 868.

Houve dois Condados de Portucale distintos :
- o primeiro, fundado por Vímara Peres após a presúria da cidade do Porto em 868 e incorporado no reino da Galiza em 1071, após a morte do conde Nuno Mendes, sendo sensivelmente equivalente ao território actual de Entre-Douro-e-Minho.
- o segundo oferecido em feudo ao conde Henri de Bourgogne, cerca de 1095, pelo rei Afonso VI de Leão e Castela.

Vímara Peres (Galiza, c. 820 – 873), senhor da guerra, vassalo de Afonso III, Rei das Astúrias, foi enviado retomar o vale do Douro das mãos dos mouros, já que se afigurava uma linha de defesa fundamental para o seu reino.

Vímara Peres fundou um pequeno burgo fortificado nas proximidades de Braga, Vimaranis (derivado do seu próprio nome, e que por evolução fonética se tornou Guimarães), sendo o principal centro governativo do condado Portucalense aquando da chegada de Henri de Bourgogne, onde viria a falecer, em 873.
O seu filho, Lucídio Vimaranes (etimologicamente, "filho de Vímara"), sucedeu-lhe à frente dos destinos do condado, instituindo-se assim uma dinastia condal que governaria a região até 1071.

A construção do inicial "Castelo de S. Mamede" remonta ao tempo da condesa Mumadona Dias, neta e sucessora de Vímara Peres, que o mandou edificar no século X, com o objectivo de defender dos ataques muçulmanos e normandos o mosteiro que tinha fundado para se recolher quando enviuvou.
Mais de um século depois, o conde Henri de Bourgogne, a quem havia sido doado o Condado Portucalense, escolhe Vimaranis para estabelecer a sua corte, tendo pesado na sua decisão a segurança que oferecia o Castelo de S. Mamede.

Senhores do 1º Condado de Portucale
Vímara Peres (c. 868-873)
Lucídio Vimaranes (873-?)
Onega Lucides ( ?-antes de 924)
Mumadona Dias (c. de 926)
Gonçalo Mendes (c. 950-999)
Mendo Gonçalves (999-1008)
Alvito Nunes (1008-1015)
Ilduara Mendes (1017-1028)
Mendo Nunes (1028-1050)
Nuno Mendes (1050-1071)

Em 1070 Nuno Mendes revolta-se contra Garcia II da Galiza e reclama a independência e o titulo de Rei de Portucale, mas um ano depois é derrotado e morto na batalha de Pedroso, localidade situada a norte de Braga, entre a cidade e o rio Cávado.
----------
* retirado do "blog" Prometheus

1 comentário:

Anónimo disse...

Agradou-me o seu texto.
Parabéns.