.
ou o eterno retorno
.
.
.
.
.
.
.
Etimologicamente, o termo "solsticio" significa "paragem do Sol", em latim "solstitium" (de "Sol" e "stare", paragem).
Chegado ao "zenith", ponto mais alto (mais a Norte) da trajectória aparente do Sol, este parece "parar" (três dias) para retomar o seu "caminho" em direcção ao Sul, onde, chegado ao "nadir" (oposto ao "zenith") volta a "parar" ("solsticio" de inverno) antes de retomar o "caminho" do Norte, para novo "solsticio" de verão e… o ciclo prossegue !
Segundo o "calendário gregoriano" iniciado em 1582, o "solsticio" pode suceder a 19, 20, 21 ou 22 de Junho, uma variação causada pela diferença de duração entre o ano civil (365 ou 366 dias) e o ano trópico (aprox. 365,2422 dias), uma volta (aparente) do Sol em torno da Terra (na realidade "movimento de transladação" da Terra em volta do Sol).
Este ano o Sol atingirá o ponto solsticial dia 21 de Junho às 18:06 (hora portuguesa).
No próximo ano (2008) o "solsticio" será no dia 20 de Junho às 23:59.
Os celtas iniciavam o Verão no dia 1 de Maio com a festa da Beltaine, dedicada ao "novo Sol" (Bel, Belenos ou Belenus) que vai regenerar a Mãe Terra.
Segundo a mitologia celta, o 1º de Maio era a data da chegada à Irlanda, provenientes das ilhas do norte do Mundo, dos "Tuatha Dé Dãnnan" ("gente da deusa Dana").
Com o "solsticio" realiza-se a festa do fogo, um ritual destinado a fortalecer o Sol que fará amadurecer os frutos e os grãos, e protegerá homens e animais das enfermidades.
No seu propósito de se substituir às festividades populares relacionadas com as originais mitologias europeias, o cristianismo (oriundo do Médio Oriente) coloca nessa data o nascimento de um santo (S. João Baptista), tal como o fez no "solsticio" de inverno fazendo coincidir o nascimento de Cristo com o festejado nascimento de Mithra, deus Sol, uma decisão tomada em 354 da Era Actual pelo Papa Libério ("Liberius").
Como curiosidade, notemos que foi o mesmo Libério quem primeiro designou Roma como sede apostólica !
Sem comentários:
Enviar um comentário