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Samhain
inicio do ano…
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Os povos de cultura celta seguiam um calendário dividido em quatro periodos, cada um dos quais se iniciava com uma comemoração especifica.
Dois dos periodos (Samhain e Beltaine) dividiam o ano em "duas estações" climáticas, enquanto os outros dois periodos (Imbolc e Lugnasad) subdividiam os anteriores.
As datas que a seguir indicamos são "aproximadas", pois a correspondência do calendário celta com o actual calendário gregoriano não é exacta.
Samhain 1º Novembro - inicio do ano - inverno - periodo obscuro
Imbolc 1º Fevereiro - purificação
Beltaine 1º Maio - verão - periodo luminoso
Lugnasad 1º Agosto - festa do Sol
Na mitologia celta (irlandesa), Samhain (ou Samain) é uma festividade que celebra o principio da "estação sombria", tem o significado de "reunião" e era festa obrigada para toda a comunidade, com ritos druidicos, festejos e banquetes rituais.
É uma festa de transição - passagem de um ano a outro - e de abertura circunstante para o "mundo das energias" (fenómenos ou deuses), denominado "Sidh", e por isso propicia a acontecimentos mágicos e miticos.
Na Gália, a festa de Samhain dava nome (Samonios) ao mês em que se realizava, tal como é indicado no "Calendário Celta de Coligny".
Corresponde à passagem do periodo luminoso ao periodo sombrio, uma ruptura na vida quotidiana : a interrupção das guerras e dos trabalhos nos campos, tendo sido os monges irlandeses do século VIII quem primeiro estabeleceu a correspondência de datas entre a festa de Samhain e o 1º de Novembro.
A festa durava uma semana inteira, três dias antes do 1º Novembro e três dias depois.
Esse periodo de 7 dias era como um interregno no calendário, algo de autónomo, fora do tempo !
Segundo a organização social tripartida dos indo-europeus, estudada por Georges Dumézil (1898-1986), as três classes da comunidade (druidas, guerreiros e produtores) são íntimamente ligados às cerimónias que, progressivamente, foram desaparecendo perante a intolerância do cristianismo.
Durante a colonização da Irlanda, executada pelos religiosos cristãos a partir do século V da Era Actual, à popular festa de Samhain, e com o intuito de a substituir, foi sobreposta a de "Todos os Santos", seguida pelo dia de recordação dos mortos.
Convém ter presente que o "Halloween" é uma festa folclórica anglo-saxónica, de origem irlandesa, sem qualquer relação com a mitologia celta, tal como se pode confirmar pelo estudo "Les fêtes celtiques" (de Guyonvarc'h e Le Roux)...
Os povos de cultura celta seguiam um calendário dividido em quatro periodos, cada um dos quais se iniciava com uma comemoração especifica.
Dois dos periodos (Samhain e Beltaine) dividiam o ano em "duas estações" climáticas, enquanto os outros dois periodos (Imbolc e Lugnasad) subdividiam os anteriores.
As datas que a seguir indicamos são "aproximadas", pois a correspondência do calendário celta com o actual calendário gregoriano não é exacta.
Samhain 1º Novembro - inicio do ano - inverno - periodo obscuro
Imbolc 1º Fevereiro - purificação
Beltaine 1º Maio - verão - periodo luminoso
Lugnasad 1º Agosto - festa do Sol
Na mitologia celta (irlandesa), Samhain (ou Samain) é uma festividade que celebra o principio da "estação sombria", tem o significado de "reunião" e era festa obrigada para toda a comunidade, com ritos druidicos, festejos e banquetes rituais.
É uma festa de transição - passagem de um ano a outro - e de abertura circunstante para o "mundo das energias" (fenómenos ou deuses), denominado "Sidh", e por isso propicia a acontecimentos mágicos e miticos.
Na Gália, a festa de Samhain dava nome (Samonios) ao mês em que se realizava, tal como é indicado no "Calendário Celta de Coligny".
Corresponde à passagem do periodo luminoso ao periodo sombrio, uma ruptura na vida quotidiana : a interrupção das guerras e dos trabalhos nos campos, tendo sido os monges irlandeses do século VIII quem primeiro estabeleceu a correspondência de datas entre a festa de Samhain e o 1º de Novembro.
A festa durava uma semana inteira, três dias antes do 1º Novembro e três dias depois.
Esse periodo de 7 dias era como um interregno no calendário, algo de autónomo, fora do tempo !
Segundo a organização social tripartida dos indo-europeus, estudada por Georges Dumézil (1898-1986), as três classes da comunidade (druidas, guerreiros e produtores) são íntimamente ligados às cerimónias que, progressivamente, foram desaparecendo perante a intolerância do cristianismo.
Durante a colonização da Irlanda, executada pelos religiosos cristãos a partir do século V da Era Actual, à popular festa de Samhain, e com o intuito de a substituir, foi sobreposta a de "Todos os Santos", seguida pelo dia de recordação dos mortos.
Convém ter presente que o "Halloween" é uma festa folclórica anglo-saxónica, de origem irlandesa, sem qualquer relação com a mitologia celta, tal como se pode confirmar pelo estudo "Les fêtes celtiques" (de Guyonvarc'h e Le Roux)...
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