domingo, 23 de setembro de 2007

Alteração...


.
.

o querer…
e a circunstância
.
.
.
.
.

Porque os textos que pensava publicar ("Humano est") são parte de um trabalho que está a ser preparado para edição em livro, a editora com quem negociei é proprietária dos direitos de edição durante três anos, o que, no cumprimento contratual, não me permite a publicação prevista.
Não poderei assim, cumprir o prometido, o que sinceramente lamento !
Colocarei neste "blog" outros textos (de tese e de opinião) enquanto intento obter autorização para publicar alguns extractos do referido trabalho.
Cordial saudação.

domingo, 16 de setembro de 2007

Mensagem !



.
.
.
Uma perspectiva cultural
.
.
.
.

Activo desde os últimos dias de Janeiro deste ano, este "blogue" tem sido dedicado a uma informação quase exclusivamente de actualidade política, o contrário (talvez em complemento) do "blogue" "Prometheus".
Assim, enquanto "Prometheus" é decididamente metapolítico, incidindo na perspectiva histórica com uma componente filosófica, não teorizadora mas sim formativa, o "Mneme" tem aflorado os acontecimentos propiciados pelo insano, corrupto e inepto regime democrático que hedonicamente se apraz em ser uma representação de títeres nas mãos do cripto sistema político que dirige o mundo em que vivemos.
Não recusamos nenhuma afirmação publicada, mas consideramos que já existe uma diversidade de "blogues", alguns deles de boa qualidade, comentado os citados acontecimentos.

Creio que é momento para inflectir o propósito deste "blogue", mantendo-o sempre fiel ao "despertar memória", mas tornando-o um vector de difusão de conhecimentos que o "politicamente correcto" deturpa ou encobre, no seu propósito de manipulação.

O "conhecimento", mais que o "saber", é um relacionamento de perspectivas analisadas através de um prisma filosófico, independente de circunstâncias utilitaristas. O interesse (filosófico) do "conhecimento" reside na sua projecção sobre a interpretação do "saber" !

Assim que, o "conhecimento" é uma profunda actividade cultural, não no sentido de "acumular saberes", mas de interpretar o que nos rodeia, o que somos, e porquê !
A acção de uma "força" como a gravidade é científicamente comprovada, mas continuamos a ignorar o "porquê" da sua existência. E o mesmo se passa a nivel do microcosmos e do macrocosmos.
O "saber", a ciência, refere-nos a existência de particulas atómicas e sub-atómicas, mas já Demócrito de Abdera tinha anunciado a sua existência há mais de vinte-e-quatro séculos, utilizando o "conhecimento" !
A ciência cosmológica diz-nos que o Universo se constituiu a partir de um momento determinado, mas isso mesmo afirmava a cosmogonia de há quase trinta séculos !

É meu convencimento que a análise de certas realidades, se realizada através da reflexão, e não somente assimilando o que a "ciência oficial" quer que saibamos, pode abrir-nos portas até hoje semi-abertas (ou semi-fechadas).

Desenvolver o nosso processo de raciocínio, abandonando a credulidade (religiosa ou ciêntifica) em beneficio do raciocínio crítico, permitir-nos-á encarar os procedimentos políticos desde uma nova perspectiva.
E é bem sabido que "Cultura é Poder" !

Começaremos pelo princípio e iniciaremos brevemente uma longa série de artigos sobre a origem do Homem, uma análise não exaustiva, mas suficientemente completa para que cada um de nós possa ser crítico quando nos fornecem dados "ciêntificos" objectivamente viciados.

Somos conscientes de que será uma publicação não isenta de erros e/ou omissões, pelo que desde já solicitamos a vossa indulgência e a vossa crítica.

Que o despretencioso, mas desempoeirado trabalho que tornamos público, seja para uns um motivo para contrastar ideias, e para outros (eventualmente) uma aprendizagem. Mas que, para todos, signifique um passo em frente no derrube de lendas e manipulações.

Como diz o provérbio, "passinho a passinho se faz o caminho", e a via que nos possibilitará afastar os demagogos é, decididamente, a da Cultura !
-------------
nota
questões, criticas, complementos e objecções, poderão ser colocadas nos "comentários" de cada artigo, mas também enviadas por "e:mail" para :
mneme@dublin.com
.
Cordiais saudações.

sábado, 15 de setembro de 2007

De regresso !

.


O "conhecimento"
não permitirá
que nos manipulem !